Doença periodontal relacionada à obesidade

Introdução: recentes estudos têm indicado que a doença periodontal pode produzir uma série de alterações na saúde geral dos indivíduos, contribuindo na morbidade e mortalidade de outras condições crônicas sistêmicas, como: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, doenças renais, além de complicações no diabetes mellitus, na gravidez e bebês de baixo peso. Objetivo: o objetivo do proposto trabalho foi avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a medicina periodontal em hospitais da cidade de Bauru. Metodologia: foram distribuídos 100 questionários, em três diferentes hospitais de Bauru, com perguntas sobre medicina periodontal. A participação foi anônima e voluntária, e os hospitais participantes não foram identificados. Resultados: dos 100 questionários distribuídos, 74 foram respondidos adequadamente e devolvidos. A amostra foi composta por 17 médicos, 24 enfermeiros, dez técnicos de enfermagem, dez fisioterapeutas, 11 fonoaudiólogas e dois nutricionistas. Dois profissionais não tiveram conhecimento algum sobre medicina periodontal (2,73%), 54,79% tinham conhecimento limitado, 32,87% tinham conhecimento moderado, 9,58% tinham conhecimento bom e nenhum entrevistado obteve excelente conhecimento. Conclusão: o conhecimento sobre medicina periodontal dos profissionais de saúde dos hospitais pesquisados na cidade de Bauru/SP é considerado limitado.

Autores: Erika Monteiro da Fonseca, Maria Christina Brunetti e Renan Dalla Soares
Revista: Revista PerioNews 2014 | v8n1