Implantes osseointegrados em pacientes com doenças do metabolismo ósseo tratadas com bifosfonatos

Objetivo: revisar a taxa de sucesso dos implantes em pacientes sob terapia de bifosfonatos (BPs) por doenças que acometem o metabolismo ósseo. Material e métodos: uma busca nas bases de dados Pubmed e ScienceDirect, sem restrição de data e realizada até junho de 2014, usou as palavras-chave “Biphosphonates”, “Osteonecrosis of the jaw”, “Dental implants”, e “Bone metabolism disease”. Resultados: 89 artigos foram recuperados. Após os critérios de exclusão, cinco consensos e 13 estudos (cinco retrospectivos, dois prospectivos, quatro série de casos, dois de coorte) foram escolhidos para análise qualitativa. Todos apresentaram casos com o uso de bifosfonato por via oral no tratamento da osteoporose. A osteonecrose foi relacionada com o uso de implantes em pacientes com osteoporose (cinco estudos). O uso intravenoso no tratamento de câncer de mama, próstata e mieloma múltiplo foi associado à ocorrência de osteonecrose (dois estudos). Não foram encontrados estudos em pacientes com doença de Paget nem osteogênese imperfeita. A faixa de tempo para perda do implante foi ampla (dois a 68 meses). As faixas de sucesso dos implantes foram de 62,5% a 100%. O risco de viés foi considerado moderado em sua maioria (dez estudos). Conclusão: em função da expectativa de vida, o número de pacientes sob BPs aumenta progressivamente, e a instalação de implantes deve ser evitada nos pacientes sob via endovenosa. Aqueles sob via oral devem ser advertidos para o quadro clínico de osteonecrose dos maxilares ou perda assintomática dos implantes em qualquer momento.

Autores: Maria del Pilar Rodriguez Sanchez, Rodrigo Pereira Lamis Meorin Nogueira, Maria de Jesus Cumplido e Daniela Ponzoni
Revista: Revista ImplantNewsPerio 2016 | V1N1