Inter-relação da doença periodontal e doença intestinal inflamatória

O presente trabalho busca, através da revisão de literatura, exemplificar um entendimento mais plausível entre a inter-relação da doença periodontal e a doença intestinal. Essa inter-relação pode ser exemplificada no estudo das citocinas, as quais influenciam a atividade, a diferenciação, a proliferação e a sobrevida da célula imunológica, assim como regulam a produção e a atividade de outras citocinas, que podem aumentar (pró-inflamatórias Th1) ou atenuar (anti-inflamatórias Th2) a resposta inflamatória nas doenças em questão. A doença periodontal é o processo inflamatório em resposta a antígenos bacterianos da placa dentária que se acumulam ao longo da margem gengival. Sua manifestação inicial é a gengivite, podendo evoluir para a periodontite, estágio no qual poderá ocorrer a destruição tecidual. Já a doença intestinal é uma denominação geral para um grupo de distúrbios inflamatórios crônicos que envolvem o trato gastrointestinal, de etiologia específica desconhecida. A resposta imunoinflamatória é o fator-chave tanto na periodontite quanto na doença intestinal. Estas são caracterizadas por uma expressiva produção local de mediadores inflamatórios. A existência de mecanismos inflamatórios e de destruição tecidual similares pode ser a provável causa da maior prevalência de periodontite moderada a severa encontrada em pacientes com doenças intestinais. Apesar de todos os estudos, é necessária a determinação de um perfil mais específico entre a suscetibilidade da doença periodontal em relação a pacientes com doenças intestinais, a fim de futuramente possuir o desenvolvimento de drogas eficazes capazes de restituir o equilíbrio imunológico fundamental para o paciente, que auxiliará tanto no controle das doenças periodontais quanto nas doenças inflamatórias.

Autores: Rúbia Camila Gusmão e Rafael de Aguiar Vilela Júnior
Revista: Revista INPerio 2018 | v3n3