Nova abordagem do tratamento não cirúrgico da periodontite agressiva

A periodontite agressiva consiste em um tipo distinto de doença que afeta indivíduos, na maioria dos casos, sistemicamente saudáveis. Causa rápida destruição dos tecidos periodontais, resultando em relevante perda do osso alveolar de suporte. O seu tratamento é bastante discutido, mas assim como nas outras periodontites, o primeiro passo é a remoção da causa, ou seja, redução e/ou eliminação da microbiota patogênica. O objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir, por meio do relato de dois casos clínicos, o tratamento não cirúrgico da periodontite agressiva. Paciente do sexo feminino, 30 anos, melanoderma, sem relato de alterações sistêmicas, portadora de periodontite agressiva localizada foi submetida ao tratamento periodontal não cirúrgico em sessão única, associado ao uso sistêmico de amoxicilina (500 mg) e metronidazol (400 mg) por sete dias. A reavaliação após três meses mostrou redução das profundidades de sondagem e ganho no nível clínico de inserção. A paciente foi então incluída em terapia periodontal de suporte. Outra paciente do sexo feminino, 16 anos, melanoderma, também sem relato de alterações sistêmicas, portadora de periodontite agressiva generalizada foi submetida ao mesmo protocolo de tratamento. Melhora clínica significativa foi também observada, a exemplo do ganho de inserção = 2 mm em 46% dos sítios. Pôde-se concluir que a RAR em sessão única associada à antibioticoterapia sistêmica é uma alternativa viável para tratamento da periodontite agressiva.

Autores: Anna Manuelle Correia de Matos, Ana Luísa Teixeira Meira, Maísa Cardozo Nascimento, Sandro Bittencourt e Érica Del Peloso Ribeiro
Revista: Revista PerioNews 2011 | v5n6