Obesidade: atual fator de risco às doenças periodontais

Estudos recentes têm demonstrado que a obesidade tornou-se um problema de saúde pública, além de contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças sistêmicas. Outro fator que tem sido foco de algumas pesquisas atuais é a inter-relação entre a obesidade e a doença periodontal, sugerindo que pacientes obesos apresentem uma maior predisposição para o acometimento e a progressão de periodontites. Isso acontece pelo fato do tecido adiposo secretar citocinas pró-inflamatórias proporcionais à massa corporal do indivíduo, levando a um estado inflamatório crônico que se associa a várias seqüelas comportamentais, metabólicas, imunológicas e cardiovasculares. Essas citocinas secretadas em maior quantidade em pacientes obesos, também perpetuam a inflamação nas estruturas periodontais. Os resultados recentes em torno desse tema têm aberto lacunas para novas pesquisas que visem abrandar esse problema, verificando, principalmente, as causas relacionadas ao aumento da prevalência de periodontites nesse grupo de pacientes, verificando sua prevalência em diferentes populações e buscando terapias que resolvam efetivamente essa questão. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura, mostrando o papel da obesidade como atual fator de risco relacionado às doenças periodontais.

Autores: Elizangela Partata Zuza, Benedicto Egbert Corrêa de Toledo, Patrícia Helena Rodrigues de Souza e Marcela Milanezi de Almeida
Revista: Revista PerioNews 2007 | v1n4